Bem Vindo a Lifesys

  • Acesso direto ao financeiro

A importância do Químico na Saúde

  • PDF

 

No dia 18 de junho comemora-se o dia do Químico, cujas atividades consistem em realizar investigações, experiências e análises relacionadas a variados tipos de processos químicos, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e com mais qualidade de vida.

Na saúde, a química é aplicada desde as análises clínicas até materiais dos ambientes laboratoriais. Ela é utilizada na concepção de medicamentos e vacinas no combate das doenças e epidemias. Sem ela, os cientistas não poderiam sintetizar novas moléculas que curam doenças e fortalecem a saúde humana. Pode-se afirmar que um médico não tem condições de receitar um medicamento sem os conhecimentos específicos da química. Definitivamente, a química é importantíssima na saúde.

Mas a atividade do químico não esta ligada somente aos medicamentos. O químico é responsável por desenvolver matérias-primas para a medicina. Boa parte dos materiais hospitalares e laboratoriais são de origem química, como por exemplo, as válvulas cardíacas, seringas descartáveis, luvas cirúrgicas, recipientes para soro, tubos flexíveis e embalagens para coleta e armazenamento de sangue.

Os principais equipamentos utilizados em cirurgias ou diagnósticos também são fabricados com matérias-primas químicas. A química esta presente em tudo, desde os materiais de limpeza, como os desinfetantes que combatem o risco de infecções, até os reagentes que aceleram o resultado de exames laboratoriais. Na medicina, mais do que em qualquer outra atividade, fica evidente que química é vida.

Parabéns a todos os Químicos! A LifeSys agradece pelas várias descobertas que levaram a importantes avanços científicos e tecnológicos.

 

  • Copyright © 2010. Lifesys Informática produtos Nefrodata
Joomla! é um Software Livre com licença GNU/GPL v2.0.